sábado, 26 de outubro de 2013

Pipoca: mocinha ou vilã?

Vamos combinar que pipoca é uma delicia!!! Aquele cheirinho é matador! Uns gostam com mateiga, outros salgadinhas e outras ( euzinha!!!) adoram com molho de pimenta.

Porém existe a  duvida: pipoca engorda? Eis que foi desvendado o mistério..

Vamos ao meu "achado":

Além de não engordar ainda faz bem à saúde ( eita.. como fiquei feliz!!!) veja o que diz a reportagem:

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, a pipoca tem uma concentração de polifenóis, um antioxidante benéfico à saúde, maior do que frutas e vegetais.

O pesquisador ainda descobriu que a casca da pipoca, que é a parte mais escura, contém as maiores concentrações de polifenóis e de fibras.
 
A pesquisa mostra que a pipoca é um alimento saudável, que possui nutrientes importantes para a saúde do organismo humano pela elevada concentração de antioxidante, auxilia na redução de riscos de doenças cardíacas, câncer, entre outras doenças. 


Atenção na hora de preparar a pipoca

Para que a pipoca seja saudável é preciso prestar atenção na hora de preparar. A manteiga e a margarina devem ficar de fora ( agora fiquei triste...) é bom lembrar que a margarina e a manteiga não são indicadas porque saturam mais rápido que o óleo. Quanto mais saturada, pior para nossa saúde devido à gordura trans, que auxilia no aumento do colesterol ‘ruim’, o LDL, e a redução do colesterol ‘bom’, HDL.

Encontrei até o famoso "mitos e verdades" sobre a pipoca, fique ligada:

Pipoca faz mal?

Mito. A pipoca é um cereal integral natural rico em fibras que age melhorando o funcionamento do intestino como a regularidade. Além disso, ajuda na formação do bolo fecal, beneficiando também a saciedade. O seu consumo controla o peso corporal e auxilia na redução de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares.


A pipoca pode ajudar na prevenção de doenças?

Verdadeiro. As altas doses de polifenóis (antioxidantes) afastam os danos provocados pelos radicais livres no organismo. A pipoca pode prevenir doenças degenerativas, como o câncer e também age no combate ao diabetes, colesterol e catarata.


A pipoca doce faz mais mal que a salgada?

Verdade. A pipoca doce possui mais calorias, pois tem o açúcar, o que pode fazer mal à saúde.


A pipoca tradicional é melhor que a de micro-ondas?

Verdade. As pipocas de micro-ondas devem ser evitadas por possuir excesso de conservantes e sódio, sendo muito calórica.


A pipoca não deve ser consumida diariamente?

Mito. O ideal é consumir 20g ou 1 ½ xícara ao dia. Para deixar a pipoca saudável coloque apenas um fiozinho de óleo na hora de estourar na panela e pouco sal. Acrescentar bacon, queijo ou leite condensado faz mal a saúde.


A pipoca não pode substituir uma refeição?

Verdadeiro. A pipoca não pode ser substituída pelas refeições principais, como almoço ou jantar. Mas para o lanche da tarde ela pode ser uma boa pedida por possuir muitos antioxidantes.




Nenhum comentário: